Grupos Sanguíneos

 Sistema ABO

Indivíduos podem ter sangue do grupo A, B, AB ou O, dependendo da presença de determinados antígenos nos glóbulos vermelhos. Indivíduos com sangue do tipo A possuem o aglutinogênio A; o B, aglutinogênio B; o AB, os dois antígenos citados, e o O, nenhum.

O plasma sanguíneo, por sua vez, pode abrigar outras duas proteínas denominadas aglutininas anti-A e aglutininas anti-B e são elas as responsáveis pelos problemas decorrentes em transfusões de sangue que não observam a compatibilidade sanguínea. Indivíduos A possuem aglutininas anti-B; indivíduos B, anti-A; indivíduos de sangue tipo O possuem as duas aglutininas e os AB, nenhuma.



 O fator Rh

Também chamado de fator Rhesus, é uma proteína que pode ser encontrada na superfície dos glóbulos vermelhos, que são células do sangue responsáveis por transportar o oxigênio no corpo. Esse fator é muito utilizado para classificar os tipos sanguíneos, e quando a proteína está presente nas hemácias indica que o sangue é Rh positivo (Rh+) ou quando não existe essa proteína na hemácia, indica que o sangue da pessoa é Rh negativo (Rh-).

Apesar dessa proteína não afetar a saúde, a classificação do fator Rh é importante para classificar o tipo de sangue de acordo com o sistema ABO, o que é útil para garantir que as transfusões de sangue sejam seguras, por exemplo. Além disso, no caso de gravidez, se a mulher for Rh negativo e teve, na primeira gravidez, um bebê com sangue do tipo Rh positivo, há maior risco de eritroblastose fetal, em que as células da mãe atacam as células do sangue do bebê, o que pode trazer complicações para a sua saúde.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas do Organismo Humano

Hereditariedade e Variabilidade