Sistemas do Organismo Humano

 Sistema digestório

O sistema digestório é o sistema do corpo humano responsável por garantir o processamento do alimento que ingerimos, promovendo a absorção dos nutrientes nele contidos e a eliminação do material que não será utilizado pelo corpo. Esse processamento é garantido graças à ação dos vários órgãos que compõem o canal alimentar, bem como pela presença de glândulas acessórias, que sintetizam substâncias que são essenciais no processo de digestão.

Os órgãos que compõem o sistema digestório são a boca, a faringe, o esôfago, o estômago, o intestino delgado, o intestino grosso e o ânus. Já as glândulas acessórias desse sistema são as glândulas salivares, o pâncreas e o fígado.



A digestão inicia-se na boca, com a ação da saliva e dos dentes. O bolo alimentar segue para a faringe, para o esôfago e atinge o estômago, onde sofre a ação do suco gástrico e transforma-se em quimo. O quimo chega ao intestino delgado e sofre a ação de secreções produzidas pelo próprio intestino delgado, pâncreas e fígado. No intestino delgado, ocorre grande absorção de nutrientes. No intestino grosso, há a formação das fezes, que são eliminadas para o meio externo pelo ânus.

 Sistema respiratório

O sistema respiratório é o conjunto dos órgãos responsáveis pela absorção do oxigênio do ar pelo organismo e da eliminação do gás carbônico retirado das células. Ele é formado pelas vias respiratórias e pelos pulmões. Os órgãos que compõem as vias respiratórias são: cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia e brônquios.

Quando inspiramos o ar atmosférico, que contém oxigênio e outros elementos químicos, ele passa pelas vias respiratórias e chega aos pulmões. É nos pulmões que acontece a troca do dióxido de carbono pelo oxigênio. E, graças aos músculos respiratórios que este órgão cria forças para o ar fluir. Tudo isso a partir de estímulos e comandos emitidos pelo Sistema Nervoso Central.

 Sistema excretor

O sistema excretor é formado pelo conjunto de órgãos que atuam no processo de “limpeza” do organismo. Esses órgãos atuam de modo a eliminar as substâncias tóxicas ou que estão em nível elevado na circulação sanguínea. O processo de excreção acontece através do líquido denominado urina. Por isso, o sistema excretor também é conhecido como sistema ou aparelho urinário.

A excreção garante a homeostase - equilíbrio interno do organismo. Ela faz isso por meio do controle do volume de água, eliminação dos resíduos resultantes da quebra de proteínas e do ácido nucleico. A principal excreta presente na urina é a ureia. 

O sistema excretor dos mamíferos é composto por um par de rins, um par de ureteres, uma bexiga e uma uretra. Esses órgãos filtram as substâncias tóxicas em circulação no organismo, armazenam e eliminam.

 Sistema sanguíneo 

O sistema cardiovascular, também chamado de sistema circulatório, é o sistema responsável por garantir o transporte de sangue pelo corpo, permitindo, dessa forma, que nossas células recebam, por exemplo, nutrientes e oxigênio. Esse sistema é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos.

O sistema cardiovascular é composto pelas seguintes estruturas:

  • Coração: órgão responsável por garantir o bombeamento do sangue;
  • Vasos sanguíneos: são tubos por onde o sangue passa. Os três principais tipos de vasos sanguíneos são: artérias, veias e capilares.


 
Sistema imunológico

O sistema imunológico, também chamado de sistema imune, é o que garante proteção ao nosso corpo, evitando que substâncias estranhas e patógenos afetem negativamente nossa saúde. É um sistema complexo que envolve uma série de células e órgãos que funcionam, em conjunto, como uma grande barreira de proteção. 

A capacidade do nosso corpo de proteger-nos contra esses agentes é chamada de imunidade. A imunidade pode ser classificada em inata e adquirida. A primeira apresenta uma resposta mais ampla, e os indivíduos já nascem com os mecanismos que a promovem. Na segunda as respostas são mais específicas, e o indivíduo desenvolve-a durante sua vida.


O sistema imunológico ou imune é formado por diferentes células, tecidos, órgãos e moléculas. Nesse sistema temos estruturas individualizadas, como o baço e os linfonodos, e células livres, como os leucócitos.

Ele garante o reconhecimento de células e substâncias estranhas e a destruição ou neutralização dos invasores, graças a uma resposta coordenada de seus componentes. Essa resposta é fundamental para garantir que o corpo desenvolva ou não uma doença ou mesmo a duração dela.

 Sistema ósseo

O sistema ósseo é composto por ossos e cartilagens que estão perfeitamente arranjados na formação do nosso esqueleto. O esqueleto humano adulto é formado por 206 ossos, que atuam na sustentação do organismo, proteção dos órgãos vitais, garantia da movimentação, produção de células sanguíneas e armazenamento de alguns sais minerais, tais como cálcio e fósforo.

Os ossos são formados por um tipo especial de tecido conjuntivo, o tecido ósseo, que possui uma matriz intracelular mineralizada. Esse tecido, apesar do que muitos pensam, é formado por células vivas: os osteoblastos, osteoclastos e osteócitos.

Sistema esquelético é fundamental para o funcionamento do nosso corpo, uma vez que está relacionado com a sustentação, a proteção dos órgãos vitais e a movimentação.

 Sistema muscular 

O sistema muscular é o conjunto de músculos presentes no corpo. Esses músculos são formados por células ou fibras que possuem a capacidade de contrair e relaxar, possibilitando o movimento voluntário e funcionamento dos órgãos internos.

Há três tipos de músculos presentes nos corpos de seres mamíferos:

  • Estriado cardíaco: Como o nome diz, é o músculo responsável pelos batimentos e bombeamentos de sangue. Suas contrações são involuntárias. Chamado também de miocárdio.
  • Estriado Esquelético: São responsáveis pelos movimentos musculares voluntários, controlados pelo sistema nervoso somático. A maioria fixa-se aos ossos por meio de cordões fibrosos, chamados de tendões.
  • Não estriado (liso): São os músculos responsáveis pelos movimentos involuntários do corpo, associados aos movimentos peristálticos e ao fluxo de sangue no organismo. A maioria é localizada em órgãos internos como o esôfago, o estômago, o intestino, as veias e as artérias.



 Sistema nervoso

Sistema nervoso é o conjunto formado por ligações de nervos e órgãos do corpo, com a função de captar informações, mensagens e demais estímulos externos, assim como também respondê-los, além de ser o responsável por comandar a execução de todos os movimentos do corpo, sejam eles voluntários ou involuntários.

Entre as principais funções do sistema nervoso está o controle e comando de todos os outros sistemas fisiológicos do corpo, como o respiratório, o cardíaco, o digestivo, etc.


Graças ao sistema nervoso as pessoas são capazes de identificar, interpretar e “armazenar” todos os estímulos externos (cheiros, gostos, sons, toques, imagens e etc) e interno (sensação de fome, por exemplo) que recebem.

Os neurônios são as células funcionais do sistema nervoso, ou seja, são responsáveis pela troca de impulsos nervosos (sinapses) que transmitem as informações das zonas periféricas do corpo para o sistema nervoso central e vice-versa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupos Sanguíneos

Hereditariedade e Variabilidade